• Huspet

Principais cuidados com a saúde do seu pet no inverno

Atualizado: 31 de mai.

Quando as temperaturas caem no inverno ☃️️, é de grande importância ajustar a rotina do seu pet para garantir a sua saúde, conforto e alegria até a chegada da próxima estação.


Para ajudar você e o seu amigo peludo, listamos os principais cuidados para tornar os dias frios muito mais tranquilos.


Ajustes na Alimentação



A dieta do seu pet deve ser remodelada no inverno. O seu animal de estimação vai precisar de alimentos com nutrientes que garantam a energia para brincar e também para manter o corpo aquecido. Alguns pets gostam de sair e correr independente da temperatura. Outros, não gostam de sair nem para ver quem está no portão. Em ambos os casos, a dieta precisa suprir seu pet para transformar energia em brincadeira ou energia em calor.


Muita atenção com as patas do seu pet


Diferente das outras regiões do país, o Sul é a região que apresenta as temperaturas mais frias, podendo ocorrer até chuvas congeladas ou neve ❄️. Por essa razão, é necessário prestar atenção às extremidades do seu pet como orelhas, cauda e patas. Se o seu animal de estimação costuma passear para fazer as necessidades, as patas são as que mais sofrem com o frio. Planeje realizar os passeios nas horas mais quentes do dia e também procure evitar trajetos úmidos e com mais sombras.


Mas, se o cão acaba sujando as patas e você não quer dar um banho, a médica veterinária Isabela Canto, dá a dica. “Os lenços umedecidos são muito bem-vindos nesses casos. Alguns pets aceitam o uso de sapatinhos, que protegem do frio e evitam a sujeira.”, afirma Isabela, profissional do Plano My Pet.


Aumente o intervalo entre os banhos



Para nós humanos, o ressecamento de pele causado pelo banho quente é facilmente resolvido com o uso de um bom hidratante. No entanto, o seu pet não pode contar com esse recurso. A pele seca do seu bichinho de estimação pode não ser um fator de preocupação, mas certamente é um fator de desconforto para o animal.


A Dra. Isabela esclarece que “não é aconselhável cortar totalmente os banhos e existem xampus desenvolvidos para pets que permitem o banho seco”. Ela também lembra que “os banhos também devem ser mornos, não muito quentes”. O uso de lenços umedecidos para uma higienização rápida do pet também é uma opção, escolha sempre os lenços que possuem fórmula específica para pets, fique de olho nas informações da embalagem e opte por produtos sem aromas que podem irritar seu animal, sem álcool ou parabenos e preferencialmente que possuem ação hidratante.


Chuva, frio e passeio não combinam


Embora todo pet adore correr e brincar ao ar livre, essa brincadeira pode se tornar inapropriada com a chegada do inverno. Passear com seu pet em dias de muito frio pode causar queimaduras nas patas e isso traz desconforto e dor. Se o seu pet está acostumado a fazer as necessidades durante o passeio, tente diminuir o trajeto. Acostumar seu pet a fazer as necessidades em tapetes higiênicos é uma ótima opção para os dias de inverno com frio e chuva.


Brincar com a comida? É claro que pode!


No inverno, todos nós ficamos mais parados e encolhidos. Com os pets não é diferente. Por essa razão que fazer ações divertidas e criativas podem, além de alimentar o seu pet, proporcionar algum exercício para o seu animal de estimação. O enriquecimento ambiental é importante para o bem-estar do animal. Você pode espalhar alimentos em diferentes partes da casa, dentro de cilindros plásticos ou brinquedos específicos para esta finalidade (provocando o instinto de caça). Cães mentalmente estimulados por brincadeiras com a comida apresentam mais calma e bem-estar. Lembre-se de sempre supervisionar seu animal de estimação durante as brincadeiras, não o deixe sozinho com brinquedos.


Menos água x Menos Xixi


Essa é uma característica que muitos tutores observam. As baixas temperaturas fazem com que os pets bebam menos água. E isso tem uma explicação - as baixas temperaturas diminuem as atividades físicas (brincar, correr, caçar) e, com isso a vontade de beber água também. É muito importante deixar o seu pet bem hidratado, por isso procure deixar a fonte de água sempre limpa e abastecida. E provoque seu pet para ele gastar energia e assim tenha a necessidade de beber água.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre as necessidades dos pets durante os meses de inverno, procure sempre ter em mãos os produtos da Huspet. Nossos produtos visam facilitar a vida dos tutores e assegurar o bem-estar dos Pets. Trabalhamos com Lenços Umedecidos, Tapetes Higiênicos, Saquinhos Coletores e o Seca-Xixi. Afinal, a prevenção faz toda a diferença para facilitar a vida do tutor e garantir a alegria e o bem-estar do Pet.


Este post foi feito com a participação da médica veterinária Dra. Isabela Canto, profissional do Plano My Pet.

16 visualizações0 comentário