• Huspet

Granulado de Madeira ou Mineral – Qual Escolher?

Atualizado: 27 de mai.

Quando um novo gato chega em casa, seja ele seu primeiro animal de estimação ou um novo integrante para a família, é sempre momento de observar se as necessidades básicas do pet serão bem atendidas. E, apesar dos gatos serem considerados animais muito higiênicos na hora de fazer xixi e cocô, eles precisam de um local apropriado, a caixa de areia adequada e o granulado que melhor se adaptar ao estilo do gato e do tutor.


Já falamos sobre como escolher a caixa e a areia para o gato num post anterior, que você pode conferir clicando aqui.


Hoje você vai entender a diferença entre dois granulados higiênicos. Um é o chamado granulado não aglomerante (Madeira) e o outro é o granulado aglomerante (Mineral).


Antes de mais nada é importante esclarecer o que é um granulado higiênico aglomerante: significa que em contato principalmente com a urina o granulado forma um torrão que pode ser recolhido com uma pá.


O granulado higiênico não aglomerante geralmente se dissolve, sendo que a parte a ser removida é justamente a parte que se dissolveu e se depositou no fundo da caixa de areia.

Vamos entender melhor!


Granulado Higiênico de Madeira


O granulado de madeira é muito bem aceito por répteis, aves e roedores além, é claro, dos gatos de todas as idades. Ele é produzido com madeira de árvores da espécie conhecida como pinus. Aqui na Huspet optamos por trabalhar com pinus retirado de florestas certificadas e de reflorestamento. Não são utilizados aditivos químicos nem cola na formação do grão de madeira, que também é chamado de pellet. É realizada a compactação das lascas de madeira selecionadas.


Por conta dessa compactação o granulado de madeira possui altíssima absorção que, por si só, já auxilia no manejo do odor de urina e fezes. É ideal para pets e tutores que preferem granulados não aglomerantes, ou seja, que não formam torrões. Nesses casos a limpeza se dá retirando e separando com uma peneira os granulados inteiros que não tiveram contato com a urina e descartando aqueles que, em contato com a urina, se transformaram em um pó. Importante lembrar que este pó residual é um ótimo adubo e pode ser descartado em vasos de plantas ou no lixo orgânico.


Os tutores podem ainda optar por utilizar as caixas de areia com peneira acoplada, chamada de caixa furba, que facilita a retirada dos granulados limpos e inteiros.


Por conta da origem da madeira e das opções de descarte, o granulado de madeira é um produto ecologicamente correto.


Além de todas as vantagens descritas sobre o granulado de madeira, vale a pena contar que aqui na Huspet optamos por embalar este item um uma embalagem de papel, reforçando ainda mais o compromisso com a natureza.


Granulado Higiênico Mineral

O granulado higiênico mineral difere do granulado de madeira em sua origem e forma de limpeza, isso porque ele é de origem mineral e, em contato com a urina, forma torrões, que devem ser removidos com uma pá na hora da limpeza da caixinha. Os torrões podem ser descartados no vaso sanitário ou lixo orgânico.


Por ser aglomerante e contar com polímeros de alta absorção, o granulado mineral é ideal para controlar o odor de urina e evitar que microrganismos se proliferam na caixa de areia.

A Huspet não utiliza corantes, fragrâncias ou aditivos químicos em nenhum granulado higiênico para gatos a fim de evitar alergias.



Qual granulado higiênico eu devo escolher?


A escolha do granulado higiênico depende muito da aceitação por parte do pet e também da frequência de limpeza da caixa por parte do tutor. O granulado higiênico de madeira Huspet possui formato padronizado, com 6cm de diâmetro, sendo bastante confortável para gatos de diversas idades. Já o granulado mineral possui um formato que facilita na hora de formação do torrão.


Agora que você já aprendeu mais um pouco sobre os granulados higiênicos, ressaltamos que é o ideal é sempre testar mais de uma opção até o gato se acostumar. Assim você não corre o risco de encontrar surpresas pela casa, já que o gato gosta de esconder seus dejetos.


Consulte os tamanhos de embalagem de granulados disponíveis em nosso site: loja.huspet.com.br









255 visualizações0 comentário