Como escolher a areia para meu gato?

Atualizado: Mar 26


Escolher o melhor granulado higiênico para o nosso felino nem sempre é tarefa fácil: os gatos são muito exigentes com relação à caixa de areia. Além de agradar o bichano precisamos também evitar que os odores de fezes e urina se espalhem por nossa casa.

Por isso esse post pode te ajudar a escolher a melhor areia para seu gato!


A caixa de areia (liteira):

Antes da areia para gatos propriamente dita é preciso ficar atento à caixa de areia. Entre as diversas opções do mercado, é ideal que você escolha uma caixa com no mínimo 1,5 vezes o tamanho do seu gato, desta forma ele pode dar voltas em torno dele mesmo, hábito comum entre os felinos. As demais características vão depender do seu animalzinho, se ele prefere as liteiras fechadas, para arranhar as paredes, ou as abertas.


O granulado:

No mundo ideal testaríamos inúmeros granulados higiênicos até que nosso gatinho escolhesse o que mais o agrada, porém sabemos que nem sempre isso é possível, por isso reunimos algumas dicas:


Cuidado com o pó: algumas areias eliminam muito pó quando são manipuladas ou quando o gato cobre seu dejetos. Esse pó pode ser aspirado tanto pelos animais quanto por humanos, evite!


Compostos naturais X químicos ou industrializados: se você prefere que seu animal tenha um estilo de vida mais saudável e natural, fuja dos granulados de base química, como a sílica. Muitas pesquisas estão sendo realizadas para levantar os malefícios que este produto pode causar para humanos e animais no longo prazo.


Areias com aromas: infelizmente nossos gatos não falam e não podem nos contar se gostaram ou não do aroma da areia que escolhemos. Para evitar desagradar o seu bichano opte pelas versões sem aromas. Nem sempre os granulados com aroma possuem a capacidade de mascarar o odor das fezes e urina.


Tamanho dos grãos: entre grãos finos e suaves prefira aqueles com aspecto mais natural, como os granulados minerais.


Outra característica que deve ser observada e facilitará a vida dos tutores na hora de limpar a caixa higênica é se o granulado é ou não aglomerante. Os granulados aglomerantes fazem com que a urina torne-se um pequeno torrão, fácil de ser removido com a pá e sem gerar lama no fundo da caixinha.


E aí, gostou das dicas? Qual seu gato prefere?



12 visualizações0 comentário